
Peeling químico
Rejuvenesça com o peeling químico
É um tratamento estético onde são aplicados ácidos sobre a pele, que ajudam a retirar as camadas danificadas por meio da descamação e a promover o crescimento de uma camada lisa, mais elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular. Também podendo ser feito para eliminar manchas e linhas de expressão.
Tipos de peeling químico
O peeling químico pode ser feito na pele do rosto, mãos e pescoço para remover manchas, marcas de acne e cicatrizes. Assim, de acordo de com a região, a técnica de peeling químico pode variar, sendo os principais tipos:
Peeling químico superficial:
Remove a camada mais externa da pele, sendo ótimo para clarear manchas e retirar marcas de acne ou rugas superficiais;
Peeling químico médio:
São utilizados ácidos que removem a camada externa e média da pele, sendo utilizado para tratar acne e rugas mais profundas;
Peeling químico profundo:
Remove as camadas de pele até ao nível interno, sendo recomendado para casos de pele danificada pelo sol e outras cicatrizes, como as de acne ou acidentes.
Os resultados do peeling químico podem ser vistos à partir da segunda sessão de tratamento, e nesse período é aconselhado o uso de um bom creme hidratante, com filtro solar, conforme a indicação do profissional, pois a pele fica muito sensível, avermelhada e com tendência a descamar.
Benefícios do peeling químico
Os principais benefícios do peeling químico incluem:
Redução das cicatrizes de acne e de acidentes;
Renovação das camadas de pele, melhorando a aparência da pele;
Redução das manchas de idade ou sol;
Eliminação de rugas e linhas de expressão.
Esse tipo de tratamento também reduz a oleosidade da pele, aumenta a produção de colágeno, e previne o aparecimento de cravos e espinhas. Os resultados do peeling químico dependem do tipo de peeling, se superficial, médio ou profundo, e das características da pele, sendo o resultado mais satisfatório em peles mais claras.
Cuidados pós peeling:
Após o peeling químico a pele fica muito sensível e, por isso, é recomendado evitar a exposição ao sol, usar filtro solar de 4 em 4 horas e evitar tocar na área tratada. Além disso é importante usar cremes hidratantes para manter a pele saudável e evitar o aparecimento de manchas e outros danos.
É importante, também, lavar a pele tratada com um sabonete neutro, para evitar a irritação da área, além de ser indicado borrifar água termal na região tratada para evitar a vermelhidão e a ardência do local. É recomendado voltar ao profissional que realizou o procedimento caso a irritação seja muito grande para que se possa indicar o uso de creme com corticoides, por exemplo.
A Esteticista Vanessa Souza fala também a respeito dos peelings caseiros.
"É um perigo acreditar que produtos feitos em casa, a maioria supostamente natural, não oferecem riscos à saúde à beleza. Existem, sim, muitas receitas caseiras que são perigosas e que, além de não tratarem, ainda podem piorar a pele. Por isso, é importante lembrar que os produtos prescritos pelo profissional, sejam manipulados ou industrializados, são testados, têm PH e concentração controlados e estão de acordo com padrões de qualidade"
Alerta a Esteticista Vanessa Souza